segunda-feira, 23 de abril de 2007

Portal/Site

O que todos nós pensamos inicialmente é que portal e site são as mesmas coisas.Mas estamos totalmente enganados e presos ao que nos impõem.Um exemplo disso é o conceito de portal que é encontrado na wikipédia:
"Um portal é um site na internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.
Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto, por vezes considerável, de áreas subordinadas com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório, podendo incluir ainda outros tipos de conteúdos."(Wikipédia, a enciclopédia livre).
Esse conceito não está totalmente correto.Portal é um conjunto de páginas na internet que tem vários links, e só é permitido navegar em sites ou subsites,só dentro do domńio da empresa gestora do portal.O portal é um lugar que lhe deixa preso, só pode-se navegar e conhecer até onde eles( dono do portal) permitem, como já diz a crítica do André Lemos:
"A palavra Portal têm uma conotação mística, como porta de passagem, como canal que nos abriria à outros mundos, à novos universos possíveis e impossíveis. O que está acontecendo agora não é a abertura ao imprevisível, ao excessivo e ao desmesurado, mas fechamento ao mesmo, à nossa limitação ignóbil que só busca a certeza, a segurança e a repetição.
Contra a febre de emissão que criou e dá vida à rede, os Portais estão tentando nos fazer coach-potatoes digitais que acham-se felizes por encontrar aquilo que procuram e que pensam em manterem-se na segurança de suas limitações, não estando dispostos à perdição do imprevisto."( André Lemos-Porto Alegre, junho de 2000).
Então a diferença de site e portal é que o site é uma página ou um conjunto delas, muito parecido com o portal, mais que lhe deixa livre e abrage vários links fora do site e até lhe dando acesso a outros sites e o portal lhe manipula ,só deixa saber o que eles permitem ( dentro das idéias da empresa gestora do portal).Um exemplo de portal é o da Globo e um exemplo de site é o da UFBA, que por incrivel que pareça eles o chamam de portal, mais é um site, onde a caracteristica principal é a possibilidade de navegar em outros sites fora da empresa gestora.


6 comentários:

Bonilla disse...

ok Camila,
boa diferenciação
Agora, coloque as referências no final, de acordo com as normas da ABNT

Uendi disse...

Olá Camila.Acabei de entender ,após ler seu blog, a diferença entre portal e site. Honestaente p/ mim ambos eram a mesma coisa so mudavam de nome p/ ficar mais "bonitinho",rsrsrs.

Uma eterna aprendiz... disse...

Hummmm!!!
Essa informação pra mim é nova!! rsrsrsrsrs
Pois é, até imaginava que não eram a mesma coisa, mas não sabia onde estava a diferença!!!
MUito esclarecedora sua pesquisa!!!

Unknown disse...

oi camila nunca tinha pensado nem lido nada sobre como diferenciar portal de sites seu texto foi bem esclarecedor.bjos

josy disse...

Oi Camila, que bom que voc fez essa pesquisa, viu? Portal e site para mim eram a mesma coisa. Agora sei qual a diferença entre os dois. Sua pesquisa foi muito enriqueçedora e necessária. Bjs!

Unknown disse...

Otima comparação...parabens...